Fundos de Arquivo

Conteúdo e Estrutura

Resumo Histórico: A empresa foi criada na década de 1880, com sede na cidade de São Paulo/SP. Sua história remonta à Empresa Paulista de Eletricidade, criada em 1886, de propriedade da firma Marques, Moutte & Cia. Em virtude das dificuldades na obtenção de clientes e necessidades de investimentos, esta empresa foi absorvida pela Companhia Água e Luz do Estado de São Paulo. Em 1890, com a reformulação de seus estatutos e aumento do número de acionistas, os objetivos da empresa passavam a ser a produção e distribuição de energia elétrica para São Paulo. Inicialmente, a energia era gerada por usina a vapor localizada na rua Araújo, abastecendo o centro comercial da cidade. Em 21/07/1899, a Lei nº 407, aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo, dividia a cidade em setores para melhoria no controle do serviço de distribuição de energia elétrica. A partir desse momento, as dificuldades da Companhia Água e Luz aumentaram em virtude de brechas na lei que permitiam que outras empresas concorressem num mesmo setor da cidade. Em 31/05/1900 a The São Paulo Tramway, Light and Power Co., Ltd. adquiriu a maioria das ações da Companhia, que passa a trabalhar com a Light até entrar em liquidação e ser absorvida em 29/01/1909.
Procedência: Documentos recolhidos do Departamento do Patrimônio Histórico da Eletropaulo, durante o processo de criação da Fundação Energia e Saneamento, em 1998.
Tipos documentais: Correspondências, procurações, certidões, balanços, recibos, ações e contratos.
Organização: Documentos parcialmente identificados


Identificação

Código: CAL
Título: Companhia Água e Luz do Estado de São Paulo
Datas-limite: 1890 - 1900
Natureza: Institucional
Caracterização: Fundo fechado
Volume: 2m lineares


Acesso

Instrumentos de Controle e Pesquisa: Registro Topográfico dos Documentos
Idiomas: Português; Inglês; Francês; Alemão; Espanhol; Italiano
Descritor: THE SÃO PAULO TRAMWAY, LIGHT & POWER CO. LTD.; COMPANHIA DE ÁGUA E LUZ (SÃO PAULO, SP)
Restrições ao acesso: Sem restrições


Fontes Relacionadas

Fontes Bibliográficas: SILVA, Heloísa Barbosa. Batalhas pelo Monopólio. História e Energia. São Paulo: DPH/Eletropaulo, vol.1, mai/1986, p. 49-51 CARONE, Edgard. Light versus Guinle. Memória. São Paulo: DPH/Eletropaulo, v. 2, nº 3, 1989 p. 14-19 SOUZA, Edgard. História da Light: primeiros 50 anos. São Paulo, Eletropaulo, 1982.
Acervos Complementares: Fundo Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S/A (acervo Fundação Energia e Saneamento)