Fundos de Arquivo

Conteúdo e Estrutura

Resumo Histórico: A empresa foi criada em janeiro de 1961. Tinha como objetivos projetar, construir e operar as usinas do Complexo do Urubupungá (Jupiá e Ilha Solteira) e respectivo sistema de transmissão. Com a criação da Comissão Interestadual da Bacia do Paraná – Uruguai - CIBPU em 1952, foram iniciados os estudos para a implantação das usinas do Complexo do Urubupungá. Faziam parte da Comissão os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1957, o Estado de São Paulo obteve a concessão para o aproveitamento da energia hidráulica do rio Paraná, pelo decreto nº 41.602, de 29/05/1957. Este decreto estabelecia que o governo do Estado deveria criar uma empresa de economia mista, com a participação dos estados-membros da CIBPU, para administrar a construção e operação do Complexo. Durante o período de 1961 a 1966, a empresa dedicou-se à construção das Usinas. A Celusa não chegou a operar as usinas. Em 1966, pelo decreto federal nº 59.851, de 23/12/1966, a empresa fundiu-se com outras para formar a Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp.
Procedência: A documentação foi recolhida no Centro de Memória Cesp, durante o processo de criação da Fundação Energia e Saneamento, em 1998.
Tipos documentais: Correspondências, relatórios, manuais, balancetes e cópias de atas.
Organização: Documentos parcialmente identificados


Identificação

Código: CEL
Título: Centrais Elétricas do Urubupungá S/A - Celusa
Datas-limite: 1956 - 1966
Natureza: Institucional
Caracterização: Fundo fechado
Volume: 1m linear


Acesso

Instrumentos de Controle e Pesquisa: Registro Topográfico dos Documentos; Planilha de identificação dos documentos textuais
Idiomas: Português
Descritor: CENTRAIS ELÉTRICAS DO URUBUPUNGÁ S/A - CELUSA; UHE JUPIÁ; UHE ILHA SOLTEIRA; COMPLEXO DO URUBUPUNGÁ
Restrições ao acesso: Sem restrições


Fontes Relacionadas

Fontes Bibliográficas: KÜHL, Júlio César Assis. Cesp 25 anos. São Paulo: PCR, 1991 (Série Divulgação Informação, 132) CELUSA. Conjunto Hidrelétrico do Urubupungá, 8p. il. SILVEIRA, Reolando. A Cesp: fatos precursores da sua gênese. São Paulo: Cesp/IEB, 1987. 77p. SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Energia; CPFL; Eletropaulo; Comgás; Cesp. Energia no Estado de São Paulo. São Paulo, sd (CD-ROM)
Acervos Complementares: Fundo Companhia Energética de São Paulo - Cesp (acervo Fundação Energia e Saneamento)


Observações

Área de concessão: Estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.