Fundos de Arquivo

Conteúdo e Estrutura

Resumo Histórico: Filho de Joel Evangelista Vieira Santos, nascido em São Carlos, e de Maria Antônia Tucci Santos, nascida em Jaboticabal, João Carlos Santos nasceu em 1° de fevereiro de 1928, também em Jaboticabal. Tinha mais dois irmãos, José Osvaldo Tucci Santos e Jonas Tucci Santos. Seu pai, Joel Evangelista Vieira Santos, farmacêutico, foi proprietário de farmácias em Jaboticabal e em São Paulo, cidade para a qual se transferiu em meados da década de 1940. Em São Paulo instalou, inicialmente, sua farmácia na rua Itaqui, no Pari e posteriormente na Mooca, na rua do Hipódromo, onde também residiu. João Carlos Santos completou seus estudos em Jaboticabal e em 1947, então com 18 anos, chegou a São Paulo e ingressou na Companhia Brasileira Administradora de Serviços Técnicos - Cobast (1947-1967), onde trabalhou durante todo o período de existência da empresa. Em São Paulo, estudou Engenharia na Escola Politécnica, mas não concluiu o curso. Casou-se, em 1951, com Vera Colarusso Santos com quem teve três filhos, Ana Lúcia Vieira Santos, Maria Cecília Vieira Santos e Osvaldo Luiz Colarusso Santos. Desde então, instalou residência na rua Camé. João Carlos se aposentou na Eletropaulo, em 1984, com 56 anos. Influenciado por seu tio Silvio, ainda em Jaboticabal, João Carlos começou a se interessar por música, astronomia e fotografia. Sua esposa, Vera Colarusso tocava piano e também influenciou os filhos do casal no interesse pela música. João Carlos, a partir da segunda metade da década de 1940, começou a fotografar a família e as cidades por onde passava. Tinha a preocupação de registrar quais os equipamentos, como lentes, máquinas e filmes, utilizava para fazer determinada foto. João Carlos fotografou o centro da cidade de São Paulo e nestas fotos percebemos o processo de desenvolvimento pela qual a cidade de São Paulo estava passando durante as décadas de 1940 a 1960, como os edifícios do Banco do Brasil, Altino Arantes (Banespa) e Martinelli, as ruas da cidade, usinas hidrelétricas construídas pela The São Paulo Tramway, Light and Power Company, Ltd., eventos como a comemoração do 7 de Setembro e os aviões que decolavam do Aeroporto de Congonhas. Também existem fotos de sua família, das farmácias de seu pai, das casas em que residiu em São Paulo e no interior do estado e das viagens e passeios que fazia com a família e com amigos para cidades como Santos, Jundiaí, Jaboticabal e Campinas.
Procedência: A coleção foi doada a Fundação Energia e Saneamento por Ana Lúcia Vieira Santos, filha do titular, durante o ano de 2006. As doações correram em sete momentos diferentes durante o referido ano, sendo que a primeira aconteceu em 02/02/2006 e a última em 21/11/2006.
Organização: Sem organização


Identificação

Código: JCS
Título: João Carlos Santos
Datas-limite: 1946 - 1962
Natureza: Pessoal
Caracterização: Coleção
Volume: 1m linear (1105 itens)


Acesso

Instrumentos de Controle e Pesquisa: Registro Topográfico dos Documentos; Planilha de identificação dos documentos iconográficos
Idiomas: Português; Inglês
Descritor: ELETROPAULO - ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A.; COMPANHIA ADMINISTRADORA DE SERVIÇOS TÉCNICOS - COBAST; FOTOGRAFIA; MOOCA (BAIRRO); EDIFICAÇÃO; CENTRO (BAIRRO); CIDADE; CAMBUCI; VIADUTO DO CHÁ (SÃO PAULO, SP); CUBATÃO (SP); PRÉDIO ALEXANDRE MACKENZIE; AVENIDA 23 DE MAIO; AVENIDA 9 DE JULHO; BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE; PARQUE D. PEDRO II
Restrições ao acesso: Sem restrições


Fontes Relacionadas

Acervos Complementares: Fundo Eletropaulo - Eletricidade de São Paulo S/A (acervo Fundação Energia e Saneamento); Fundo Companhia Administradora de Serviços Técnico - Cobast (acervo Fundação Energia e Saneamento)