Fundos de Arquivo

Conteúdo e Estrutura

Resumo Histórico: Em 1931, foi criada a Companhia Sanjoanense de Eletricidade em São João da Boa Vista/SP, com o objetivo de produzir e distribuir energia elétrica para a cidade. Durante toda sua existência, o fornecimento de energia era precário, Em 1956, autorizado pelo decreto federal nº 39.789, o Estado encampou a Cia. Através da Lei Estadual nº 3.555, de 26/10/1956, em virtude da precariedade dos serviços elétricos oferecidos pela empresa. Um ano depois, suas ações foram adquiridas pelo Estado. Em 1958, o Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, do Governo do Estado de São Paulo, passa a ser seu acionista majoritário, dando continuidade ao projeto de Aproveitamento Múltiplo do Médio Tietê. Em maio de 1962, os estatutos sociais da Cia. foram alterados e a empresa passou a denominar-se Bandeirante de Eletricidade S/A. Seus objetivos passam a ser a distribuição de energia elétrica em várias regiões do estado de São Paulo. A Belsa, dessa forma foi criada para suprir as necessidades geradas pela conclusão das termoelétricas de Votuporanga e Juquiá, que agregaram importantes áreas de distribuição ao sistema elétrico do Estado. Era necessária a existência de uma empresa que se encarregasse dos serviços de distribuição de energia elétrica nessas áreas. Em 1965, a Belsa assume o controle acionário das empresas Companhia Luz e Força de Tatuí e Empresa Luz e Força do Tietê S/A, ampliando sua área de distribuição. Em 1966, pelo decreto federal nº 59.851, de 23/12/1966, a empresa fundiu-se com outras para formar a Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp. Pelo decreto nº 6.077, de 16/01/1967, a nova empresa recebeu as concessões e autorizações de todas as empresas fusionadas.
Procedência: Documentos recolhidos no Centro de Memória Cesp, durante o processo de criação da Fundação Energia e Saneamento, em 1998.
Tipos documentais: Correspondências, projetos, planos, relatórios financeiros e contratos
Organização: Documentos identificados


Identificação

Código: BEL
Título: Bandeirante de Eletricidade S/A - Belsa
Datas-limite: 1909 - 1966
Natureza: Institucional
Caracterização: Fundo fechado
Volume: 1m linear


Acesso

Instrumentos de Controle e Pesquisa: Registro Topográfico dos Documentos; Planilha de identificação dos documentos textuais
Idiomas: Português
Descritor: COMPANHIA SANJOANENSE DE ELETRICIDADE; BANDEIRANTE DE ELETRICIDADE S/A - BELSA
Restrições ao acesso: Sem restrições


Fontes Relacionadas

Fontes Bibliográficas: JUCESP. Ficha de Breve relato da Bandeirante de Eletricidade S/A.São Paulo. Sd. SILVEIRA, Reolando. A Cesp: Fatos precursores da sua gênese. São Paulo: Cesp/IEB, 1987 (Série Testemunhos do Processo de Eletrificação no Brasil, 1) CESP. Uselpa: Usinas Elétricas do Paranapanema S/A. São Paulo: PC, 1989. (Fascículos da História da Energia Elétrica em São Paulo, v.3)
Acervos Complementares: Fundo Companhia Energética de São Paulo - Cesp (acervo Fundação Energia e Saneamento)


Observações

Área de Concessão: 1956: São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul, Aguaí e Águas da Prata. 1962: litoral sul do Estado de São Paulo, vale do Ribeira, Alto Araraquarense, Guarujá, Tatuí, Tietê e São João da Boa Vista e adjacências.