Fundos de Arquivo

Conteúdo e Estrutura

Resumo Histórico: Nasceu em 14 de junho de 1903, em Pesqueira/PE, filho de Adolpho Santos e Laura de Gouveia Santos. Em 1924, graduou-se em engenharia civil nos Estados Unidos, pelo Massachussets Institute of Technology (MIT). No ano seguinte começou a trabalhar na The São Paulo Tramway, Light and Power Company, Ltd com o engenheiro Asa W. K Billings. Participou da construção da Usina Henry Borden e de outras importantes obras realizadas pela empresa. Em 1958, era membro do Conselho Fiscal da São Paulo Light S/A - Serviços de Eletricidade. Aposentou-se no início dos anos 70, quando passou a prestar consultoria para várias empresas, tais como Vitor F. B. de Mello e Associados, Figueiredo Ferraz, Sabesp e Engemix
Procedência: Documentação recolhida no Departamento de Patrimônio Histórico da Eletropaulo, durante o processo de criação da Fundação Energia e Saneamento, em 1998.
Tipos documentais: Artigos, correspondências, cálculos e pareceres
Organização: Documentos identificados


Identificação

Código: ASJ
Título: Adolpho Santos Junior
Datas-limite: 1900 - 1992
Natureza: Pessoal
Caracterização: Fundo fechado
Volume: 17m lineares


Acesso

Instrumentos de Controle e Pesquisa: Registro Topográfico dos Documentos; Planilha de identificação dos documentos textuais e iconográficos
Idiomas: Português; Inglês; Francês; Alemão; Húngaro
Descritor: ADOLPHO SANTOS JUNIOR; USINA HENRY BORDEN; THE SÃO PAULO TRAMWAY, LIGHT & POWER CO. LTD.
Restrições ao acesso: Sem restrições


Fontes Relacionadas

Fontes Bibliográficas: Informações fornecidas oralmente pelo engenheiro Orlando Tsukumo em abril de 1999. PAIOLI, Caetano Carlos. Brasil em alta tensão. Sd (datil)
Acervos Complementares: Fundo Eletropaulo - Eletricidade de São Paulo S/A(Acervo Fundação Energia e Saneamento) Acervo da biblioteca de Adolpho Santos Junior (Fundação Energia e Saneamento)


Observações

Faltam informações biográficas sobre o titular do fundo. Foi doado junto a documentação o acervo da biblioteca pessoal, com cerca de 500 obras nas áreas de engenharia, física, química, matemática etc.