Fundos de Arquivo

Conteúdo e Estrutura

Resumo Histórico: A empresa foi criada em 07/01/1911, com sede no município de Mogi Mirim/SP. Empresa municipal tinha por finalidade a geração e distribuição de energia elétrica no município de Mogi Mirim. Em 1909, a prefeitura havia iniciado a construção da Usina de Mogi Mirim, que entrou em operação na época da fundação da empresa. Em 1923, suas ações foram adquiridas pela S/A Central Elétrica Rio Claro - Sacerc, ampliando sua área de concessão. Em 1952, sua sede foi transferida para a cidade de Rio Claro. A empresa passou a denominar-se Empresa Força e Luz de Mogi Mirim. Em 1965, a Companhia Hidroelétrica do Rio Pardo - Cherp adquiriu as ações da empresa. Em 1966, pelo decreto federal nº 59.851, de 23/12/1966, a empresa fundiu-se com outras para formar as Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp. Pelo decreto nº 6.077, de 16/01/1967, a nova empresa recebeu as concessões e autorizações de todas as empresas fusionadas.
Procedência: A documentação foi recolhida no Centro de Memória Cesp, durante o processo de criação da Fundação Energia e Saneamento, em 1998.
Tipos documentais: Projetos, correspondências, livros contábeis, folhas de pagamento e balancetes.
Organização: Parcialmente organizada


Identificação

Código: MOM
Título: Empresa Água Luz e Força de Mogi Mirim
Datas-limite: ~1908 - ~1966
Natureza: Institucional
Caracterização: Fundo fechado
Volume: 9m lineares


Acesso

Instrumentos de Controle e Pesquisa: Registro Topográfico dos Documentos
Idiomas: Português
Descritor: COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO - CESP; EMPRESA ÁGUA LUZ E FORÇA DE MOGI MIRIM; COMPANHIA HIDROELÉTRICA DO RIO PARDO - CHERP; S. A. CENTRAL ELÉTRICA RIO CLARO (SACERC)
Restrições ao acesso: Sem restrições


Fontes Relacionadas

Fontes Bibliográficas: CESP. Inventário Preliminar: arquivo formadoras, São Paulo, sd. CESP. Boletim Memória CESP, nº 10, 1986 JUCESP. Ficha de Breve Relato. São Paulo, Arquivo da Junta Comercial do Estado de São Paulo sd
Acervos Complementares: Fundo Central Elétrica Rio Claro - SACERC (acervo Fundação Energia e Saneamento); Fundo Companhia Hidroelétrica do Rio Pardo - CHERP (acervo Fundação Energia e Saneamento); Fundo Companhia Energética de São Paulo - CESP (acervo Fundação Energia e Saneamento).