Fundos de Arquivo

Conteúdo e Estrutura

Resumo Histórico: A Empresa Força e Luz Paraibunense foi criada em 1913 pelo Coronel José Eduardo Camargo. No mesmo ano foi instalada a Usina de Itapeva. Fornecia energia elétrica para as fazendas de café e o centro urbano da cidade. O abastecimento ao centro urbano sempre esteve prejudicado pelo grande consumo das máquinas de beneficiamento de café, o que tornava a situação da empresa precária. Em 1954, a Prefeitura Municipal de Paraibuna municipalizou a empresa. Nessa época, foi instalada uma pequena termelétrica, operando com motores a óleo diesel. Essa usina foi ampliada no início da década de 60. Porém, a Prefeitura passou a ter problemas com o custo do combustível para operação. Em 1963, em vista das dificuldades da empresa, a Prefeitura Municipal criou a Companhia Melhoramentos de Paraibuna – Comepa, que incorporou a Empresa Força e Luz. Um mês depois, em 30/12/1963, o Departamento de Água e Energia Elétrica - DAEE, do Governo do Estado adquiriu o controle acionário da empresa. A Comepa seria responsável pela realização do programa de trabalho do Serviço do Vale do Paraíba, atuando na administração dos projetos e obras ligadas ao aproveitamento do potencial hidrelétrico do Alto Paraíba do Sul, especialmente a construção da Usina de Caraguatatuba. Também seria responsável pelo desenvolvimento econômico da região através de projetos de prevenção de enchentes, irrigação, abastecimento de água às populações ribeirinhas, controle de poluição, além da navegação no rio Paraíba e sua ligação com o rio Tietê. Em 1965, um decreto federal autorizou a Comepa a funcionar como empresa de energia elétrica. Em 1966, pelo decreto federal nº 59.851, de 23/12/1966, a empresa fundiu-se com outras para formar a Centrais Elétricas de São Paulo - Cesp. Pelo decreto nº 6.077, de 16/01/1967, a nova empresa recebeu as concessões e autorizações de todas as empresas fusionadas.
Procedência: Documentos recolhidos no Centro de Memória Cesp, durante o processo de criação da Fundação Energia e Saneamento, em 1998
Tipos documentais: Relatórios e correspondências.
Organização: Documentos identificados


Identificação

Código: CMP
Título: Companhia Melhoramentos de Paraibuna - Comepa
Datas-limite: 1964 - 1966
Natureza: Institucional
Caracterização: Fundo fechado
Volume: 0,33 m lineares


Acesso

Instrumentos de Controle e Pesquisa: Registro Topográfico dos Documentos; Planilha de identificação dos documentos textuais.
Idiomas: Português
Descritor: COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO - CESP; RIO TIETÊ (SP); UHE CARAGUATATUBA; COMEPA; RIO PARAÍBA DO SUL; UHE ITAPEVA; VALE DO PARAÍBA
Restrições ao acesso: Sem restrições


Fontes Relacionadas

Fontes Bibliográficas: SILVEIRA, Reolando. A Cesp: Fatos precursores da sua gênese. São Paulo: Cesp/IEB, 1987 (Série Testemunhos do Processo de Eletrificação no Brasil, 1) KÜHL, Julio Cesar - Cesp, 25 anos. São Paulo: Cesp, 1991. KÜHL, Julio Cesar. A Comepa e o Alto Paraná. São Paulo: Cesp, 1995 (Fascículos da História da Energia Elétrica, 6)
Acervos Complementares: Fundo Cesp - Companhia Energética de São Paulo (acervo Fundação Energia e Saneamento)