Fundos de Arquivo

Conteúdo e Estrutura

Resumo Histórico: A Companhia Ytuana de Força e Luz foi criada em 16/08/1903, com sede em Itu/SP. Seus objetivos eram o fornecimento de iluminação pública e distribuição de Força e Luz. Dois de seus sócios, Luiz Marinho de Azevedo e Antonio Augusto de Souza, haviam vencido no ano anterior a concorrência municipal para fornecimento de energia elétrica. A primeira usina da empresa, a Usina de Lavras, foi inaugurada em 1906. Apesar de já existir alguma iluminação elétrica gerada a vapor, considera-se que neste ano, iniciou-se a iluminação em Itu e no ano seguinte em Salto. Em 1912, a Società Ítalo - Americana – SAI - grupo industrial de Milão, com investimento em diversas fábricas da região – adquire o controle acionário da Ituana. Posteriormente, em 1919, a Società Italo-Americana une-se à empresa brasileira Belli & Cia., criando a Brasital – Sociedade Anônima para o desenvolvimento Industrial e Comercial no Brasil. A nova empresa adquire neste mesmo ano as ações da Companhia Ituana. Em 1924, a empresa recebeu a concessão pertencente à Brasital, para construção de uma hidrelétrica na queda de Itu-Guaçu, no rio Tietê. Os primeiros estudos para esta obra datam de 1909. A construção da Usina de Porto Góes iniciou-se em 1923. Como parte do processo de expansão do grupo, a Light adquiriu em 1927 o controle acionário da Ituana. Em 31/12/1951, sua razão social é alterada para Companhia de Eletricidade São Paulo e Rio - Cesper. A nova empresa, parte das “companhias aliadas”, incorpora diversas empresas do Vale do Paraíba. De acordo com seus estatutos, a companhia tinha por finalidade a exploração da produção e aplicação da energia elétrica em todas as suas formas, quer destinadas a serviços públicos ou particulares, em indústrias, viação, luz, força e outros misteres, em melhoramentos urbanos e rurais, bem como negociar em todo o gênero de comércio e indústria, atinentes a eletricidade.” Em 1967, a Cesper incorporou as empresas: Companhia Luz e Força de Guaratinguetá, Companhia Força e Luz Norte de São Paulo, Companhia Força e Luz Jacareí Guararema, Empresa Luz e Força de Jundiaí S/A, Empresa de Melhoramentos de Porto Feliz S/A, Empresa Hidrelétrica da Serra da Bocaina, Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio. Em seguida, a empresa foi extinta devido à sua incorporação a São Paulo Light S/A – Serviços de Eletricidade.
Procedência: Documentos recolhidos no Departamento de Patrimônio Histórico da Eletropaulo, durante o processo de criação da Fundação Energia e Saneamento, em 1998.
Organização: Sem organização. Foi realizado diagnóstico da situação.


Identificação

Código: ITU
Título: Companhia Ituana de Força e Luz
Datas-limite: 1924 - 1953
Natureza: Institucional
Caracterização: Fundo fechado
Volume: 4m lineares


Acesso

Instrumentos de Controle e Pesquisa: Registro Topográfico da Documentação
Idiomas: Português
Descritor: SÃO PAULO TRAMWAY, LIGHT & POWER CO. LTD; COMPANHIA ITUANA DE FORÇA E LUZ; UHE LAVRAS; SOCIETÀ ITALO - AMERICANA - SAI; BRASITAL; QUEDA DE ITU - GUAÇU; UHE PORTO GOÉS; COMPANHIA DE ELETRICIDADE SÃO PAULO E RIO; CESPER; COMPANHIA LUZ E FORÇA DE GUARATINGUETÁ; COMPANHIA FORÇA E LUZ NORTE DE SÃO PAULO; COMPANHIA FORÇA E LUZ JACAREÍ GUARAREMA; EMPRESA LUZ E FORÇA DE JUNDIAÍ S/A; EMPRESA DE MELHORAMENTOS DE PORTO FELIZ S/A; EMPRESA DE ELETRICIDADE SÃO PAULO E RIO; COMPANHIAS ALIADAS
Restrições ao acesso: Sem restrições


Fontes Relacionadas

Fontes Bibliográficas: KÜHL, Júlio César Assis, e MARTINI, Sueli. Companhia Ituana Força e Luz. História & Energia, São Paulo, nº 8, p. 16-21, 2000. DINIZ, Renato & FERRARI, Sueli Martini. A usina das fábricas de tecido. Memória, São Paulo, v.04, nº 16, p. 46, out/dez 1992.
Acervos Complementares: Fundo Eletropaulo - Eletricidade de São Paulo S/A (acervo Fundação Energia e Saneamento) Fundo Companhia Luz e Força de Guaratinguetá (acervo Fundação Energia e Saneamento)


Observações

Área de concessão: 1907 - Itu, Salto